Pular para o conteúdo

ÁGUA NÃO É MERCADORIA! PELA REESTATIZAÇÃO DA SABESP


Dissemos não à privatização da Sabesp e agora temos que barrar os leilões das companhias municipais de saneamento do programa UniversalizaSP. 

Precisamos de você nessa luta contra o desmonte do saneamento público e para fortalecer a mobilização pelo fim do contrato da SABESP|Equatorial. 

Sua casa pode ser um Comitê Popular da Água! 

Cada pessoa pode organizar um núcleo de debates e reportar,  em nosso site, problemas sobre a falta d’água,   a baixa pressão,  cor ou cheiros estranhos e o processo de privatização municipal.

Coloque uma placa do comitê na sua casa: faça o download aqui e seja um fiscal popular. 

Faça parte da luta contra a privatização nas cidades.


+ O que é o Comitê Popular da Água São Paulo?


O Comitê Popular da Água é a plataforma de denúncia e organização popular criada pelo mandato do Movimento Pretas. Ele serve para duas coisas fundamentais:

  1. 1. Mapear e Denunciar: Expor os abusos, a falta de água, o aumento abusivo das tarifas e a contaminação gerada após a privatização.

2. Organizar a Resistência: Criar núcleos em cada cidade e bairro de São Paulo para organizar a luta, pressionar as prefeituras contra o “Universaliza” e construir a força necessária para reestatizar a Sabesp.



+ Projeto de lei 486/2026 Reestatiza a SABESP JÁ!

Queremos o fim do contrato de concessão da SABESP pela prestação inadequada de serviços e pelo descumprimento das obrigações contratuais pela concessionária. 

Entre os principais motivos estão: 

  •   • Serviço ruim e reclamações em alta
  •   • Falta de funcionários
  •   • Acidentes graves  
  •   • Descumprimento de regras

ÁGUA NÃO É MERCADORIA! PELA REESTATIZAÇÃO DA SABESP


Água é um direito essencial à vida, não uma mercadoria. A sua privatização e a lógica do lucro colocam em risco esse direito.  

A privatização da SABESP mostrou isso e, agora, o Governador Tarcísio quer privatizar a água nas demais cidades de SP.

Na prática a população já sente os efeitos: contas mais caras, piora na qualidade do serviço, falta de água em bairros inteiros e falhas graves na infraestrutura, como rompimentos de adutoras e acidentes evitáveis. A água não pode faltar, não pode ser cara e não pode ser negociada.

+ Contra o UniversalizaSP


Apresentado pelo governador como um programa de modernização do saneamento básico, na prática, é um programa de privatização da água e do esgoto no estado. 

Saneamento básico é saúde pública, dignidade, proteção ambiental; e deve estar sob controle público e democrático, não subordinado aos interesses do mercado financeiro e de grandes grupos empresariais.

Nós defendemos outro caminho: fortalecer o papel do Estado e dos municípios na oferta direta dos serviços de saneamento, com investimento público e participação popular nas decisões. Universalizar o acesso à água e ao esgoto não exige privatização, exige vontade política, financiamento público e compromisso social. 

Em um estado cada vez mais seco, em vez de entregar água para empresas privadas lucrarem durante décadas, é preciso construir um modelo público, transparente e voltado às necessidades da população, garantindo tarifa justa, controle social e acesso universal à água como direito humano fundamental.

+ Outros projetos na luta pelo direito à água

1035/2025:Transparência no Abastecimento de Água 

Institui a Política Estadual de Segurança do Abastecimento de Água.

76/2026: Torneiras Públicas

Torna obrigatória a disponibilização de torneiras e bebedouros em espaços públicos.

357/2021: Rios Como Sujeito de Direito
proteção, preservação dos ecossistemas aquáticos naturais e proíbe a canalização, a impermeabilização e a alteração dos cursos dos rios.

Preencha com seus dados e assine!

Ao enviar o formulário, você confirma que está de acordo com nossa política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e, por isso, a política de privacidade e os termos de serviço do Google também se aplicam.