ÁGUA NÃO É MERCADORIA! PELA REESTATIZAÇÃO DA SABESP
Dissemos não à privatização da Sabesp e agora temos que barrar os leilões das companhias municipais de saneamento do programa UniversalizaSP.
Precisamos de você nessa luta contra o desmonte do saneamento público e para fortalecer a mobilização pelo fim do contrato da SABESP|Equatorial.
Sua casa pode ser um Comitê Popular da Água!
Cada pessoa pode organizar um núcleo de debates e reportar, em nosso site, problemas sobre a falta d’água, a baixa pressão, cor ou cheiros estranhos e o processo de privatização municipal.
Coloque uma placa do comitê na sua casa: faça o download aqui e seja um fiscal popular.
Faça parte da luta contra a privatização nas cidades.
+ O que é o Comitê Popular da Água São Paulo?
O Comitê Popular da Água é a plataforma de denúncia e organização popular criada pelo mandato do Movimento Pretas. Ele serve para duas coisas fundamentais:
- 1. Mapear e Denunciar: Expor os abusos, a falta de água, o aumento abusivo das tarifas e a contaminação gerada após a privatização.
2. Organizar a Resistência: Criar núcleos em cada cidade e bairro de São Paulo para organizar a luta, pressionar as prefeituras contra o “Universaliza” e construir a força necessária para reestatizar a Sabesp.
+ Projeto de lei 486/2026 Reestatiza a SABESP JÁ!
Queremos o fim do contrato de concessão da SABESP pela prestação inadequada de serviços e pelo descumprimento das obrigações contratuais pela concessionária.
Entre os principais motivos estão:
- • Serviço ruim e reclamações em alta
- • Falta de funcionários
- • Acidentes graves
- • Descumprimento de regras
ÁGUA NÃO É MERCADORIA! PELA REESTATIZAÇÃO DA SABESP
Água é um direito essencial à vida, não uma mercadoria. A sua privatização e a lógica do lucro colocam em risco esse direito.
A privatização da SABESP mostrou isso e, agora, o Governador Tarcísio quer privatizar a água nas demais cidades de SP.
Na prática a população já sente os efeitos: contas mais caras, piora na qualidade do serviço, falta de água em bairros inteiros e falhas graves na infraestrutura, como rompimentos de adutoras e acidentes evitáveis. A água não pode faltar, não pode ser cara e não pode ser negociada.
+ Contra o UniversalizaSP
Apresentado pelo governador como um programa de modernização do saneamento básico, na prática, é um programa de privatização da água e do esgoto no estado.
Saneamento básico é saúde pública, dignidade, proteção ambiental; e deve estar sob controle público e democrático, não subordinado aos interesses do mercado financeiro e de grandes grupos empresariais.
Nós defendemos outro caminho: fortalecer o papel do Estado e dos municípios na oferta direta dos serviços de saneamento, com investimento público e participação popular nas decisões. Universalizar o acesso à água e ao esgoto não exige privatização, exige vontade política, financiamento público e compromisso social.
Em um estado cada vez mais seco, em vez de entregar água para empresas privadas lucrarem durante décadas, é preciso construir um modelo público, transparente e voltado às necessidades da população, garantindo tarifa justa, controle social e acesso universal à água como direito humano fundamental.
+ Outros projetos na luta pelo direito à água
1035/2025:Transparência no Abastecimento de Água
Institui a Política Estadual de Segurança do Abastecimento de Água.
76/2026: Torneiras Públicas
Torna obrigatória a disponibilização de torneiras e bebedouros em espaços públicos.
357/2021: Rios Como Sujeito de Direito
proteção, preservação dos ecossistemas aquáticos naturais e proíbe a canalização, a impermeabilização e a alteração dos cursos dos rios.

